Licenciamento 2020: Consulta, Tabela, Pagamento, Valor

Você, dono de veículo, está lembrando do licenciamento 2020 e IPVA? Esses são os principais impostos para todos aqueles que são proprietários de veículos automotores terrestres. O licenciamento 2020 é um imposto obrigatório e é cobrado todos os anos.

Nos próximos tópicos vamos falar melhor desse imposto Licenciamento , qual o valor dele cobrado pelos Estados, como funciona a sua tabela de cobrança, como fazer a consulta do licenciamento para quem não sabe, como fazer o seu pagamento, dentre outras dúvidas recorrentes.

Licenciamento 2020

Licenciamento 2020


Licenciamento 2020

O licenciamento 2020 é um imposto cobrado juntamente com o IPVA, que é o imposto para veículos automotores terrestres, ou seja, para todos aqueles que são proprietários de carro, moto, caminhão, caminhonete, van ou outro veículo.

Normalmente o IPVA começa a ser cobrado no mês de janeiro, assim que se inicia o ano. A sua cobrança é feita pelo DETRAN, órgão regulador de trânsito dos Estados. O dinheiro arrecadado é transferido para a Secretaria da Fazenda, que investe o dinheiro em melhorias no trânsito, na segurança, em fiscalização, sinalizações de trânsito etc.

O licenciamento acontece da mesma forma. Normalmente o seu vencimento é em abril, no entanto, se o motorista tiver condições, pode pagar antes junto com o IPVA. O IPVA pode ser dividido em até 3 vezes sem juros, no entanto o licenciamento deve ser pago como cota única.

Confira como obter o documento do licenciamento nos principais os estados brasileiros:


Valor Licenciamento 2020

O valor do licenciamento 2020 varia de Estado para Estado. Normalmente o valor varia entre R$ 50 a R$ 120. Já o IPVA varia também de acordo com a categoria do veículo, seu valor, o ano de fabricação, modelo e marca.

Outro imposto importante e que deve ser pago também para que o DETRAN gere o documento oficial do veículo, é o seguro obrigatório, também conhecido como DPVAT. Ele também vence no primeiro semestre do ano e deve ser pago em dia. O não pagamento de um ou nenhum desses impostos gera multas, juros e pode até mesmo gerar a apreensão do veículo.


Tabela Licenciamento 2020

A tabela do licenciamento 2020 é divulgada pelos DETRAN’s de cada Estado juntamente com o calendário de pagamento do IPVA. Normalmente o seu pagamento é dividido de acordo com o final da placa do veículo.

Funciona assim:

  • As placas terminadas com o número 1, devem pagar até o dia X;
  • Já as placas que terminam com o número 2, devem pagar até o dia Y; e assim vai a cobrança desses impostos.


Consulta Licenciamento

Muitas pessoas não sabem como obter o boleto de pagamento do licenciamento 2020, afinal a cobrança não chega mais na residência do proprietário. Para fazer isso é preciso que o dono do veículo acesse o site do DETRAN do seu Estado e gere o boleto para pagamento. Funciona assim:

  • Busque no Google o site do DETRAN do seu Estado;
  • Acesse o portal e busque pela opção “consulta de veículos”;
  • Insira a placa do seu veículo, número do RENAVAM ou CHASSI;
  • Clique em “Consultar”.

A partir daí você terá informações detalhadas do seu veículo e também a opção para gerar os boletos de pagamento do seu licenciamento e IPVA.


Pagamento Licenciamento 2020 – Data

O pagamento do licenciamento 2020 normalmente acontece até o mês de abril, no entanto, a data correta de vencimento varia de Estado para Estado.

O pagamento pode ser feito em:

  • Diversas redes bancárias;
  • Casas lotéricas e até mesmo;
  • Pelo internet banking.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply